Os cemitérios-parque Jardim da Saudade priorizam a natureza com um conjunto paisagístico harmonioso, ampla área verde e jazigos subterrâneos construídos de concreto armado, cobertos por gramado e lápides de granito. Já os cemitérios tradicionais não possuem áreas verdes. São compostos por mausoléus acima do solo, ou gavetas verticais.
O cemitério- parque oferece uma proposta inovadora e acolhedora, priorizando a harmonia com a natureza e o respeito à memória. Diferente dos cemitérios tradicionais, ele integra as sepulturas à imensas áreas verdes, com jardins cuidadosamente planejados, promovendo um ambiente sereno e digno para homenagens. Além de proporcionar mais conforto, beleza e tranquilidade às famílias, o modelo parque valoriza a sustentabilidade e contribui para a preservação do meio ambiente. Sua estrutura privilegia o paisagismo e a manutenção de áreas naturais, colaborando para a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida ao redor.
É a área de terreno do cemitério- parque, onde se situa a sepultura adquirida pelo cliente. As sepulturas são compostas de caixas duplas de concreto armado e lápides padronizadas. Os lotes/sepulturas são numerados e pertencem a um único comprador.
Nos cemitérios parque, o jazigo é composto de caixa dupla de concreto armado, construída dentro da sepultura e abaixo do nível do solo e que abrigará o caixão após o sepultamento.
O jazigo perpétuo é uma sepultura que garante o uso vitalício do espaço pelo comprador e seus familiares. É um bem adquirido que se torna propriedade do comprador e poderá ser transferido aos familiares por inventário em caso de falecimento, ou mediante cessão em vida. Ao escolher adquirir um jazigo perpétuo, a família investe em uma solução que valoriza a memória e o legado, oferecendo conforto e suporte de forma duradoura.
Os jazigos temporários de aluguel são uma alternativa econômica para famílias que não têm condições de adquirir um jazigo perpétuo. Por lei, no Rio de Janeiro, os jazigos de aluguel são utilizados pelo período de 3 anos. Terminado este prazo, o cemitério realiza a exumação definitiva dos restos mortais, de acordo com a legislação cemiterial (art. 108 do capítulo V e art. 111 do capítulo VI do Decreto Municipal 39.094/2014), são transferidos para ossário público e não serão mais identificados. Caso a família deseje, passados os 3 anos de sepultamento em jazigo de aluguel, poderá adquirir ossuário perpétuo familiar, transferindo os restos mortais de forma definitiva para o ossuário adquirido. Havendo interesse, também poderá cremar os restos mortais, guardando as cinzas em caixinha especial de homenagens. Em ambas as possibilidades, a família deverá entrar em contato com o cemitério, antes do período de 3 anos, para se informar sobre condições e preço da cremação ou compra de ossuário, que são bastante acessíveis e garantem a perpetuação da memória dos entes.
A aquisição pode ser feita através da central de vendas (21) 2595-5151 ou com a equipe de plantão nas unidades cemiteriais. O processo inclui a escolha do local, assinatura do contrato e pagamento, com opções de parcelamento.
Os jazigos nos cemitérios Jardim da Saudade Sulacap e Paciência têm dois espaços, ( um em cima e outro embaixo), separados internamente, destinados ao sepultamento de até dois corpos ao mesmo tempo. Também podem acomodar até 15 caixinhas com restos mortais já exumados. Após um sepultamento, o espaço pode ser reutilizado depois de 3 anos, se o corpo estiver em condições de exumação.
As exumações são regidas pela legislação cemiterial e só podem ser feitas após 3 anos do sepultamento nos cemitérios do Rio de janeiro e após 5 anos em Porto Velho.
Não. A utilização da capela é um serviço adicional oferecido pelo cemitério entre outros, tais como: filmes de homenagem, música nos velórios, coroas de flores, convites e cartões de agradecimento, entre outros, que deverão ser contratados, caso a família tenha interesse quando ocorrer o falecimento. Já os serviços funerários são prestados por funerária legalmente habilitada para tal e incluem compra de caixão, transporte e ornamentação do corpo, providência da documentação legal, entre outros e deverão ser contratados separadamente. Nos cemitérios Jardim da Saudade, nossa funerária própria, a Funerária Jardim da Saudade oferece condições especiais para proprietários de jazigos nos nossos cemitérios.
Sim, os proprietários terão outras despesas futuras. São elas: Taxa de Manutenção: taxa anual prevista e exigida em legislação própria, tabelada pela Prefeitura e utilizada para conservação do cemitério. Exumação: taxa tabelada pela Prefeitura para realização de exumação após 3 anos do sepultamento, caso a família necessite. Translado dos restos mortais: taxa tabelada pela Prefeitura para transferir os restos para outro local, caso a família solicite. Novos Sepultamentos: taxa tabelada pela Prefeitura pela realização de cada sepultamento ocorrido na sepultura da família.
O titular ou herdeiro do contrato, mediante comprovação documental.
Qualquer pessoa autorizada pelo titular ou herdeiro do contrato.
O titular ou herdeiro deve autorizar o serviço por escrito e efetuar o pagamento na administração do cemitério.
A atualização de endereço pode ser feita pelo titular ou herdeiro habilitado na administração dos cemitérios ou no escritório central do Grupo Jardim da Saudade situado à Av. Rio Branco 116/21º andar- telefone: (21) 2232-3131, mediante documentação comprobatória.
Em caso de falecimento do titular, a titularidade é automaticamente assumida pelo cônjuge. Se este também for falecido, a sucessão segue para os filhos que deverão escolher qual deles será o titular e, na ausência destes, para os herdeiros diretos conforme a ordem sucessória. Em caso de inventário o mesmo deverá ser concluído com a designação do novo titular.
O titular pode transferir a propriedade do jazigo em vida para qualquer pessoa de sua escolha, como filhos, netos ou outro beneficiário que desejar. No entanto a transferência só será válida, se feita através de documentação própria na sede do cemitério, devidamente assinada, com firmas reconhecidas e pagamento de taxa de transferência a ser paga no ato. A mesma orientação vale para a inclusão ou alteração dos nomes dos beneficiários.
O titular ou herdeiro deve solicitar a autorização de translado no setor de atendimento do cemitério onde os restos mortais encontram-se sepultados. Em seguida, deve agendar o traslado no cemitério para o qual deseja transferir os restos mortais.
Famílias maiores poderão adquirir uma nova sepultura dando mais tranquilidade aos familiares ou se desejarem podem exumar ou cremar os restos mortais deixando livre 1 espaço da sepultura.
Sim, é possível gravar foto ou imagem nas lápides através de moderna tecnologia à laser disponível nos nossos cemitérios.
É uma taxa prevista e exigida em legislação própria, com pagamento anual, tabelado pela Prefeitura e utilizada para conservação do cemitério.
Sim, desde que respeitados os preceitos legais e com autorização do proprietário da sepultura.
Sim, é permitido o sepultamento de urnas cinerárias e restos mortais.
O titular do contrato ou, em caso de falecimento, o herdeiro responsável.
É o documento expedido pelo Cartório de Registro Civil que contém os dados da pessoa falecida e é necessário para o sepultamento.
É o documento em que o médico atesta a causa da morte, fornecido por hospitais ou pelo médico familiar que acompanhou o falecido em vida.
É um documento fornecido pelo cartório junto com a Certidão de Óbito, necessário para realizar o sepultamento ou a cremação.
Entre em contato com a Funerária Jardim da Saudade (plantão 24h) pelo telefone 08000-224225, que efetuaremos todas as providências necessárias para realização do transporte do corpo, velório e sepultamento, de acordo com o desejo da família.
Se houver acompanhamento médico, um médico da família deve emitir a Declaração de Óbito. Paralelamente, a família deverá ligar para a Funerária Jardim da Saudade (plantão 24h) pelo telefone 08000-224225, que efetuará todos os procedimentos, necessários para realização do transporte do corpo, velório e sepultamento, de acordo com o desejo da família. Caso não haja médico da família que possa atestar o óbito, o corpo precisará ser encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) através de solicitação à Delegacia de Polícia.
O corpo será levado ao IML pelas autoridades competentes e liberado após avaliação do médico legista. Paralelamente, a família deverá ligar para a Funerária Jardim da Saudade (plantão 24h) pelo telefone 08000-224225, que efetuará todos os procedimentos necessários para realização do transporte do corpo, velório e sepultamento, de acordo com o desejo da família, após liberação do corpo pelo IML.
Sim, a Funerária oferece serviços independentes para qualquer cemitério, tanto no Brasil quanto no exterior.
É o plano de assistência funerária do Grupo Jardim da Saudade, que garante um funeral completo com uma pequena mensalidade, cobrindo todas as providências necessárias no momento do falecimento, sem nenhum trabalho ou despesa extra para a família.
O funeral completo inclui: Urna funerária de luxo em madeira, em vários padrões; Preparação: higienização tamponamento quando necessário; Ornamentação do corpo, remoção e transporte do corpo em carro fúnebre; Liberação do corpo: IML ou Hospital; Uma Coroa de flores, capela para o velório e paramentos; Toda a documentação necessária: guia de sepultamento, registro do óbito e certidão em cartório e pagamento das taxas municipais e cemiteriais.
A contratação pode ser feita nos seguintes canais: Central de Telemarketing no link: https://tinyurl.com/Plamor No site https://www.jardimdasaudade.com.br/PlanoFunerario Pelo telefone (21) 2413-9000 (horário comercial) Ou presencialmente na Av. Rio Branco, 116/8° andar, Centro -RJ.
Sim, o Plamor oferece planos que incluem a cremação no Jardim da Saudade de Sulacap.
Não, todos os serviços de cartório estão incluídos no plano.
Sim. O Plamor oferece um plano Pré-Pago e sem carência, com preço fixo e condições especiais de pagamento.
Sim, o Crematório Jardim da Saudade foi inaugurado em 2020 dentro do cemitério Jardim da Saudade Sulacap e oferece serviços de cremação a custos acessíveis com o padrão de qualidade Jardim da Saudade.
É o único crematório localizado num cemitério-parque na cidade do Rio de Janeiro. Possui capela-cinema, envidraçada e debruçada à natureza, com tela de última geração (8,40m x 3,25 m), e projeção de vídeos imersíveis e personalizados em 3D. A entrega das cinzas oferece ritual personalizado, em sala especial com display holográfico (único no RJ) e exibição de imagens. Além disso, o crematório conta com toda infraestrutura do cemitério Jardim da Saudade Sulacap, com estacionamento próprio, floricultura, cafeteria e segurança 24 horas. As cremações são seguras e certificadas com lacre numerado e identificação.
A cremação pode ser autorizada por 2 (dois) familiares de 1º grau, acompanhado da documentação necessária e atestado médico. Em casos de mortes violentas a legislação só permite a cremação com autorização judicial.
Não, a cremação é um processo individual.
Não, o processo ocorre em ambiente restrito, mas uma antessala com visor está disponível para acompanhar parte do procedimento.