Cemitério Parque Israelita

O Grupo Jardim da Saudade com o apoio da Congregação Judaica do Brasil inaugurou em 2008, o primeiro Cemitério Parque Israelita do Rio de Janeiro, nos mesmos moldes dos Cemitérios Parque Judaicos nos EUA e Europa.

O local é uma perfeita mistura da exuberante natureza, em meio à tradição milenar israelita, nos mínimos detalhes. A 30 minutos da Barra da Tijuca, sua área de 20.000m2 fica dentro do Cemitério Jardim da Saudade de Paciência, entre Guaratiba e Campo Grande.

Respeito às tradições e cultura

O Cemitério Parque Israelita é mantido e operado de acordo com as leis tradicionais judaicas, supervisionadas pela Chevra Kadisha da Congregação Judaica do Brasil. São observadas as práticas de Sh'mira ("vigília"); Tahará (lavagem e purificação); Tach'ricim (vestimenta): Kvura bi-Karka (sepultamento diretamente na terra) e todas as práticas rituais judaicas.

Entre as tradições respeitadas está o desencorajamento do uso de pedras muito grandes e ornamentadas, porque segundo os sábios "os feitos de cada um é que são seus grandes monumentos". Desta forma, as placas em memória registram apenas o nome em português e hebraico, as datas de nascimento e falecimento e demarcam se havia descendência de Kohen ou Levi.

O Cemitério Parque Israelita é, como designa a lei judaica, uma área exclusiva para membros da comunidade judaica. Como tal, está delimitado possuindo entrada e instalações independentes do Jardim da Saudade. Ao mesmo tempo, por fazer parte de um complexo de cemitérios parque, vem atender à crescente demanda de famílias compostas por membros não judeus. Estes, mesmo não podendo ser sepultados lado a lado, poderão estar próximos no mesmo complexo ou no mesmo grande parque, que se constitui o empreendimento.

À pedido da Congregação, áreas próximas ao Cemitério Israelita foram designadas pelo Jardim da Saudade como áreas de pessoas "afins". Pessoas aparentadas de membros da comunidade judaica poderão optar por estas áreas que estão sob a responsabilidade do Jardim da Saudade e de distintas orientações religiosas. Não há qualquer vínculo do Cemitério Israelita com estas áreas, mas elas foram destacadas para atender esta realidade.

O Cemitério presta também serviço a todas as sinagogas que assim desejarem e a todos os membros da comunidade judaica.

Infra- estrutura de serviços

  • Capela com ar condicionado e banheiro privativo
  • Restaurante
  • Enfermaria
  • Segurança 24 horas
  • Amplo estacionamento.

Informe-se sobre as diversas formas de pagamento e agende uma visita com um dos representantes

Cemitério Israelita

Estrada Visconde de Sinimbú, s/n
Paciência, Rio de Janeiro-RJ
Telefones: (21) 2417-2474 / 2417-2005 / 2417-2392


Exibir mapa ampliado

Estrada Visconde de Sinimbú, s/n
Paciência, Rio de Janeiro-RJ
Telefones: (21) 2417-2474 / 2417-2005 / 2417-2392